terça-feira, 28 de julho de 2009

Jesus, modelo abandonado.

"Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor? Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades; O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”Isaías 53: 1 e 5"

Jesus veio ao mundo para revolucionar os conceitos religiosos e de relacionamento estabelecendo uma nova página na história. Ao examinarmos os Evangelhos veremos com exatidão as formas estabelecidas para que o homem pudesse ter uma relação direta com o Criador. O primeiro aspecto a ser observado é quanto à origem e a VIDA HUMILDE de Jesus e seus familiares, fato que hoje é sequer lembrado pelas lideranças religiosas de nossos dias. Estrebaria, jumento, berço de palha dão a dimensão do sofrimento experimentado por Jesus já nos seus primeiros dias, isto inclui um fuga para o Egito evitando que, por providência Divina, a sua morte não fosse antecipada.

Ele foi TENTADO, mas não cedeu! Recebeu ofertas, irrecusáveis aos olhos humanos, vindas de Satanás, no entanto recusou qualquer tipo de NEGOCIATA com o inimigo. Jesus tratou com extrema clareza sobre temas como oração, milagres, ética, relacionamentos pessoais e como lidar com as armadilhas montadas pelo Diabo ao longo de seu ministério. Escolheu DOZE homens simples, mas de “conduta exemplar” para assessorá-lo na sua caminhada rumo a cruz e sem exibicionismo ou qualquer coisa semelhante ele cumpriu a sua missão. A marca registrada na sua passagem por este mundo foi sem dúvida a HUMILDADE, ele viveu uma vida sem estrelismo, sem propaganda e sem se envolver com as coisas deste mundo. Na cruz, ao afirmar: “…Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem” – Lucas 23:24, ele expressou todo o seu amor e a sua capacidade de perdoar aqueles que o crucificaram.

Mas infelizmente MODELO DE JESUS tornou-se arcaico e ultrapassado para o cristianismo moderno sendo substituído por uma religiosidade mais leve e com um menor grau de pobreza material. A realidade dura é que os homens que fazem a religião andar por empurrões, já que funcionar é difícil, não querem se submeter a um modelo de religião que verdadeiramente expresse aquilo que Jesus fez e ensinou aos seus seguidores. A POBREZA ESPIRITUAL é dominante em todos os lugares em que se reúne para cultuar a Deus, em alguns casos fica até difícil saber se é uma casa de oração ou um local de ESPETÁCULO.

Jesus, ao realizar os seus milagres, jamais prometeu PROSPERIDADE a ninguém, também não se VANGLORIAVA de ter sido usado como instrumento da ação de Deus na vida das pessoas. Para Jesus era imperativo que a religião fosse respeitada e isto está claro quando ele, no templo, chicoteou os que faziam daquele local um mercado livre para venderem seus produtos. Hoje, para a vergonha nossa o que se vê são verdadeiras “FEIRAS LIVRES” dentro de nossos templos onde se vende de tudo, inclusive a HONRA. O Evangelho vive hoje da “PROPAGANDA”, a maioria “ENGANOSA”, pois oferecem coisas que não constam das práticas ensinadas por Jesus nos Evangelhos, algumas são absurdas!

O “MODELO JESUS” foi trocado por modelos modernos, homens que vivem e andam conforme a moda do momento manda, são literalmente dirigidos por uma cultura que valoriza o estereótipo onde não faltam as marcas famosas tanto de roupas como nos outros bens de consumo. O Jesus humilde foi substituído por um ”jesus“ vaidoso, enganador, arrogante, prepotente, orgulhoso, explorador, um “cristo” voltado para a riqueza e para o luxo, tudo apoiado sobre o alicerce da “PROSPERIDADE” prometida por homens, mas que não têm respaldo nas Escrituras. Jesus hoje é um mero expectador nas reuniões solenes, até porque com toda a parafernália inserida no ritual de culto, não sobra espaço para que Ele possa ser lembrado, adorado e reconhecido como o ponto central de qualquer celebração.

JESUS PAGOU PELO SEU MINISTÉRIO COM A PRÓPRIA VIDA, hoje os LÍDERES religiosos, ministros sabe-se lá de que, cobram e caro para pregarem um evangelho distorcido que, via de regra, deixa a VERDADE de lado, abraçando conceitos modernos de se promoverem. O que afirmo é fartamente comprovado diante da concorrência estabelecida entre as diversas correntes religiosas de nosso Brasil. As cifra$ são altas e não param de surgir “EMPREJAS” – Empresas+Igrejas – por toda a parte, a grande maioria de olho no BOLSO e não na ALMA do cidadão. E o MODELO JESUS…

Nenhum comentário:

Postar um comentário