quinta-feira, 9 de julho de 2009

Calvinismo X Wesley.

Calvinismo
Comparado com as perspectivas wesleysianas
JOHN CALVIN
PERVESIDADE TOTAL. O ser humano é tão afetado pelas conseqüências negativas do pecado original que é incapaz de ser justo, e é sempre e inalteravelmente pecador, a liberdade humana é totalmente escravizada pelo pecado assim só podemos escolher mal.

John Wesley.
Deprivação - Os seres Humanos são pecadores e sem Deus, incapazes (privados) por si mesmos de serem justos; no entanto, eles não são irremediavelmente pecadores e podem ser transformados pela graça de Deus; a graça preventiva de Deus restaura à humanidade a liberdade da vontade própria. - Os seres humanos são Pecadores e sem Deus, incapazes (privados) por si mesmos de serem justos, no entanto, eles não são irremediavelmente Pecadores e podem ser transformados pela graça de Deus, uma graça de Deus preventiva Restaura a humanidade uma liberdade da vontade própria

JOHN CALVIN
A eleição incondicional - Já que os seres humanos não podem escolher por eles próprios, Deus pelo Seu decreto eterno escolheu ou elegeu alguns para serem contados como Justos, sem qualquer condição nessa eleição.

John Wesley.
A eleição condicional - Deus escolheu que toda humanidade é justa pela Sua graça, ainda assim chamou-nos uma resposta a essa Graça, exercitando a nossa Liberdade humana restored por Deus como condição de cumprir uma eleição.

JOHN CALVIN
Expiação Limitada - Os efeitos da Expiação, pela qual Deus perdoou a humanidade pecadora, são limitados só a esses que ele escolheu.

John Wesley.
Uma expiação Ilimitada - Os efeitos da Expiação estão livremente disponíveis para todos aqueles que ele escolheu, o que inclui toda humanidade, qualquer um que o deseje.

JOHN CALVIN
A Graça Irresistível - Uma graça que Deus estende ao ser humano para efectuar a sua eleição não pode ser recusada, já que foi decretado por Deus.

John Wesley.
Uma Graça Resistivel - A graça de Deus é livre e oferecida sem mérito; entretanto, foi concedido por Deus ao ser humano liberdade e este pode recusar a Sua graça. - A graça de Deus é livre e oferecida sem mérito, entretanto, foi concedido por Deus ao ser humano Liberdade e este pode Recusar um Sua graça.


JOHN CALVIN
A perseverança dos Santos - Já que Deus decretou o elegido, e ele não pode resistir á Graça, ele é incondicionalmente e está eternamente seguro nessa eleição



John Wesley.
A garantia e uma segurança - Há segurança na Graça de Deus, isso permite garantia de salvação, mas essa segurança depende da nossa fidelidade continua; Nós podemos ainda desafiadoramente rejeitar Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário