segunda-feira, 27 de julho de 2009

PAZ

Esta palavra hebraica, shalom, vem das raízes sumérica (silim) e acádica (shalamu) e significa estar: são, salvo, intacto ou livre de perigos.

Ao ser utilizada em objetos orgânicos tem o sentido de saudável; na sociedade tem o sentido de estar vivendo em ordem e felicidade. Para os filhos de Israel significava uma harmonia total dentro da sociedade, a qual em razão da ordem dada é impregnada da bênção de Iavé, a qual torna possível o crescimento do homem livre e sem empecilhos em todas as direções da sua vida.

Shalom não é a ausência de guerra, mas a plenitude da existência humana, na fecundidade de todo o ser e na contemplação de Iavé. É o bem-estar dentro de uma sociedade. Demonstra o bem-estar dos filhos de Israel e somente Iavé é quem pode proporcionar este bem-estar na vida deles. Não é a paz proporcionada por qualquer poder que a impõe, como era a pax romana.

A expressão shalom significa que Iavé estabelece sobre os filhos de Israel aquela perfeita harmonia e a felicidade em todas as direções. É seu desejo expresso que todos os filhos de Israel cresçam e desenvolvam bem, estando livres de qualquer tipo de problema.
A paz que a Bíblia fala é cheia e repleta da bênção de Iavé.
por: Felippe Patricio

Nenhum comentário:

Postar um comentário