terça-feira, 4 de agosto de 2009

A Nova Encíclica do Papa Bento XVI

No dia 07de julho, foi publicada a nova encíclica do papa Bento XVI, com o título: CARITAS IN VERITATE (Caridade na verdade). O documento aborda temas Sociais e econômicos. Suas reflexões levaram em conta a grave crise econômica e financeira atual que nos obriga a repensar os rumos da economia; a crise da ganância, uma crise onde só se visa o lucro, deixando de lado a muitas vezes, o ser humano. Quem paga a conta são os trabalhadores e os pobres, sem falar das conseqüências desastrosas para o equilíbrio ambiental.

O Papa Quer a luz de Cristo iluminando essa situação.

O nome da encíclica retrata o coração dela. O papa quer a caridade dentro da verdade. Para ele, devemos fazer a caridade dentro da moral, da ética-da lei de cristo. Ele ressalta a importância de ética no processo econômico: não de uma ética qualquer, mas de uma ética amigada pessoa.

Para o para o progresso necessita da verdade.sem ela a atividade social acaba á mercê de interesses privados e lógicos de poder. Com efeitos desagregadores na sociedade.

Na conclusão da encíclica, o Papa sublinha que o desenvolvimento necessita de cristãos com braços levantados para Deus, em atitude de oração, amor e perdão,renúncia a si mesmo,acolhimento ao próximo,justiça e paz.

"A caridade na verdade, que Jesus testemunhou é a força propulsora principal para o verdadeiro desenvolvimento de cada pessoa e da humanidade inteira."

Fonte:Paróquia São José do jardim Botânico-Nº11Agosto/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário