terça-feira, 1 de setembro de 2009

Sustentabilidade Cristã


Faz alguns dias que venho pensando sobre a importância da sustentabilidade em nossa sociedade, como as simples atitudes poderiam mudar a realidade social e ambiental de nosso planeta, sobre uma consciência de preservação que não visa só o meu bem estar, mas também envolve as gerações futuras, um pensamento que combate as características individualistas de uma época pós-moderna.

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e as atividades humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido. Segundo o Relatório de Brundtland (1987) , sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas.”

Ao mesmo tempo em que observo a importância dessa consciência, para nossa sociedade faço um paralelo com o que chamarei de Sustentabilidade Cristã que tem seu pensamento alicerçado na importância de preservarmos uma consciência ético-cristã, baseado nos ensinos de Jesus Cristo, para que nossas gerações futuras possam experimentar de maneira sadia o que hoje chamamos de cristianismo.

Em uma sociedade religiosa cristã os valores éticos estão sendo destruídos por um “cristianismo” imediatista que visa o bem estar pessoal e por uma teologia que se utiliza da necessidade social para alcançar seus objetivos econômicos explorando o necessitado, destruindo as verdades do cristianismo, esmagando com a graça de Deus e neutralizando o amor pelo próximo.

Temos que abrir nossos olhos para importância que a sustentabilidade ético-cristã tem para nossa realidade cristã, só assim iremos prosseguir com “ide de Jesus”, caso contrario estaremos fadados ao insucesso da evangelização.

Então fica o questionamento: O que faremos?

Felippe Patrício

Empresário do Setor de Telecomunicações
Graduando em Teologia


[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Relat%C3%B3rio_Brundtland

Um comentário:

  1. muito edificante esta palavra, em uma época onde poucos estão realmente preocupados necessidade com o IDE do Senhor (o evangelho puro e genuíno).

    ResponderExcluir