sábado, 17 de julho de 2010

Sinal de compreensão.

Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”. Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: “Mostra-nos o Pai”? (Jo 14: 8-9)


Um dos primeiros passos que precisamos para entrar no reino de Deus e compreendê-lo,aceita-lo. Convido você a pensar em Deus, pensar a respeito de Deus, pensar Deus.


Deus se releva para o homem como “Eu Sou” Yahweh – SENHOR “Eu Sou”, significando o Deus eterno auto-existente (Êxodo 3:13,14), muitas vezes é apresentado como o criador e Senhor do universo, como Elohim – O Forte, divino (Gênesis 1:1), Adonai – Senhor, indicando uma relação de Mestre para servo (Êxodo 4:10, 13), El Elyon – O mais Alto, o mais Forte (Gênesis 14:20), El Roi – o Forte que enxerga (Gênesis 16:13), El Shaddai – Deus Todo-Poderoso (Gênesis 17:1), El Olam – eterno Deus (Isaías 40:28) , Vamos agora continuar examinando mais dos atributos de Deus; Deus é eterno, o que significa que Ele não teve início e que a Sua existência jamais irá cessar. Ele é imortal, infinito (Deuteronômio 33:27; Salmos 90:2; 1 Timóteo 1:17). Deus é imutável, o que quer dizer que Ele não muda; isto significa que Ele é absolutamente confiável (Malaquias 3:6; Números 23:19; Salmos 102:26,27). Deus é incomparável, o que quer dizer que não há ninguém como Ele em obras ou ser; Ele é inigualável e perfeito (2 Samuel 7:22; Salmos 86:8; Isaías 40:25; Mateus 5:48). Deus é inescrutável, o que significa que Ele é imensurável, inencontrável, impossível de ser inteiramente entendido (Isaías 40:28; Salmos 145:3; Romanos 11:33,34


Teólogos tem relacionado uma variedade de atributos para concepções de Deus muito diferentes. Os mais comuns entre essas incluem onisciência(Dn22.22), onipotência(Jr32.27), onipresença(Pv15.3), benevolência (bondade perfeita), simplicidade divina, zelo, sobrenatural, eternidade e de existência necessária.


Mas partimos do ponto que Deus não é um Ser que pode ser definido ou compreendido por mentes humanas, como diz Agostinho “‘Deus não é para se compreendido, mas para ser adorado!” A criatura adora o seu Criador, mesmo sem o compreender perfeitamente.


Para que possamos estabelecer um relacionamento é primordial e fundamental conhecer a pessoa na qual iremos nos relacionar, com Deus não se faz muito diferente temos que o conhece-lo, e é em Jesus que temos a maior expressão de quem é Deus, pois é surpreendente saber que não somente Jesus é a imagem de Deus, mas que Deus é a imagem de Jesus, como ele mesmo relatou em João 14.9 quando foi interrogado por Felipe; Ele diz; “Quem me vê a mim vê o Pai”, por isso concordo com Apostolo Paulo que diz; em “Cristo habita toda plenitude de Deus”.


E por fim Deus se revela como Amor ; “O amor (Deus) não Se impõe a ninguém. Os que vêm a Ele o fazem em resposta a Seu amor. O amor (Deus) demonstra bondade a todos. O amor (Jesus) andou espalhando o bem a todos, sem favoritismos. O amor (Jesus) não desejou o que pertencia a outros, vivendo uma vida humilde, sem reclamações. O amor (Jesus) não se vangloriou de quem Ele era em carne, mas poderia ter demonstrado força a qualquer um com quem teve contato. O amor (Deus) não impõe a obediência. Deus não exigiu a obediência de Seu Filho, mas ao invés disso, Jesus voluntariamente obedeceu a Seu Pai nos céus. “mas, assim como o Pai me ordenou, assim mesmo faço, para que o mundo saiba que eu amo o Pai.” (João 14:31). O amor (Jesus) sempre esteve e está cuidando dos interesses de outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário